Desafios para implantação da Resolução brasileira RDC 330

Posted on: 2020-03-10

Mais de 30 pessoas acompanharam a reunião online de março do Grupo de Estudos de Proteção Radiológica da SPR. Conduzido pelo Físico Renato Dimenstein, o encontro falou sobre os desafios para implantação da Resolução brasileira RDC 330, ou seja, os processos que garantem a qualidade: segurança do paciente, garantia de qualidade e instrumental adequado.

Foram 5 pontos abordados:

  • Ultrassom;
  • Ressonância Magnética;
  • Raios X digitais;
  • Fluoroscopia;
  • Tomografia. 

Ultrassom

Testes realizados: resolução de contraste, acurácia da distância, profundidade máxima de visualização, avaliação e percepção de objeto anecóico, uniformidade. Nesse caso, a ANVISA preconiza testes e periodicidade e tolerância. Necessário garantia de qualidade x teste de qualidade.

Ressonância Magnética

Necessário teste de controle e segurança do paciente, como o aviso de área restrita. Falou sobre as fontes de risco e efeitos no corpo humano. Simuladores para controle de qualidade. 

Testes realizados: homogeneidade de campo teste de controle RM (aquisição das imagens – cuidado com diferentes tipos de matriz dependendo do aparelho), distorção geométrica, resolução alto contraste, precisão, espessura de corte, uniformidade da imagem, detecção de objetos de baixo contraste e teste fantasma.

Raios X digitais

Nesse caso, a segurança do paciente depende da educação continuada, de acordo com o físico. Testes realizados: avaliação de desempenho, avaliação do gerador, avaliação do tubo de raios x, testes AEC, uniformidade, avaliação do detector, resolução, escala de contraste, índices de exposição, teste IE, dose de entrada na pele e teste DAP.

Fluoroscopia

Testes realizados: resolução de baixo e alto contraste e periódica de distorção geométrica. 

Tomografia

Importante é a resolução, espessura de corte, baixo contraste. Testes realizado: aceitação, constância e modulação de dose.

Por fim, Dimenstein lembrou das questões fundamentais:

  1. Utilização adequada de equipamentos;
  2. Estabelecer alguns critérios de aplicabilidade das normas;
  3. Paradigma entre teste de equipamentos e garantia da qualidade.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!