WEBINAR – Notas resumidas do Curso da AIEA realizado em San José – Costa Rica (Techinical RLA 6091) | Fatores que afetam a dose e a qualidade em Radiologia e Fluoroscopia

Posted on: 2023-11-23

A Sapra Landauer convida você para um webinar especial de final de ano com as notas resumidas de um curso de proteção radiológica promovido pela AIEA, a Agência Internacional para Energia Atômica. O evento será online, no próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, às 15h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site Webinar Sapra Landauer.

O Webinar “Notas resumidas do curso da AIEA realizado em San José – Costa Rica (Techinical RLA 6091) | Fatores que afetam a dose e a qualidade em radiologia e fluoroscopia” abordará aspectos práticos de situações que podem interferir na dosimetria de radiações e na qualidade da imagem gerada por meio de equipamentos de radiologia, arcos cirúrgicos e de hemodinâmica.

O evento é destinado ao público de médicos, físicos, operadores de equipamentos, estudantes e profissionais de segurança do trabalho e terá como palestrantes os físicos Renato Dimenstein, especialista em Radiodiagnóstico e supervisor de Proteção Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e Maria de Fátima Magon, doutora pela USP e responsável técnica e gerente de operações e do sistema da qualidade na Sapra Landauer.

O conteúdo do webinar é uma compilação do curso da AIEA, realizado na em San José, na Costa Rica. Ele permitirá, por exemplo, que os participantes da webinar reconheçam o paradigma “qualidade versus dose”, de acordo com o princípio do ALARA, ou “As Low As Reasonably Achievable”, um acrônimo em inglês para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”, preconizando a utilização da menor dose possível para que se possa alcançar determinado resultado. Também serão apresentadas simulações de imagens com phantom antropomórficos para contextualização das demandas de qualidade de imagens e de proteção radiológica.

Palestrantes

Renato Dimenstein é físico especialista em Radiodiagnóstico (ABFM) e Supervisor Proteção Radiológica (CNEN). Ocupou a presidência da Associação Brasileira de Física Médica (20/21), e é o representante brasileiro junto a IOMP e da ALFIM. Atualmente participa como revisor científico dos congressos do RSNA e ICMP. Participou do curso promovido pela AIEA que ocorreu na Costa Rica.

Maria de Fátima Magon é física, doutora pela USP e responsável técnica e gerente de operações e do sistema da qualidade na Sapra Landauer.

Garanta já sua inscrição, porém as vagas são limitadas.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!