Dicas clínicas de alto rendimento para reduzir a dose de radiação

Posted on: 2021-12-21

Uma exibição de dose apresentada no RSNA – Radiological Society of North America, disponibilizada no site do Image Wisely, analisa as técnicas de amostragem venosa adrenal (AVS) e oferece várias dicas para reduzir a dose de radiação, o material de contraste e o tempo do procedimento com alta taxa de sucesso técnico na AVS.

O objetivo dessa exibição é revisar as técnicas de AVS, incluindo amostragem segmentar de tributárias efluentes, que permite a avaliação da distribuição do hormônio intra-adrenal. Além disso, apresenta diversos tipos de redução de dose, do material de contraste e do tempo de procedimento – enquanto mantém a alta taxa de sucesso técnico em AVS segmentar em centros de alto volume.

Esse tipo de exame foi recentemente introduzido para detectar e localizar a secreção de aldosterona intra-adrenal, para localização mais precisa, e compensação de falha de amostragem no tronco principal, com possibilidade de ressecção parcial. A exposição à radiação pode aumentar em pacientes, à medida que o tempo do procedimento se torna mais longo. 

Os autores do artigo são do Hospital Universitário Médico Feminino de Tóquio, no Japão, que apresentaram os seguintes dados:

  • São realizados mais de 100 procedimentos por ano na instituição;
  • O tempo médio é de uma hora;
  • A taxa de sucesso é de 98%.

Para obtenção desses resultados, o Hospital realiza o procedimento sistematicamente, utilizando diversas técnicas desenvolvidas no próprio local. Ao reduzir os fatores de dose, contraste e tempo, o estresse durante o procedimento diminui, não só para o paciente, mas também melhora o desempenho dos operadores e otimiza o tempo para o AVS segmentar e novos treinamentos. 

Confira outras informações e a apresentação completa clicando aqui

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!