Como implementar o Programa de Garantia de Qualidade nos moldes da RDC 330

Posted on: 2021-12-15

O último Grupo de Estudos de Proteção Radiológica, da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), de 2021 foi realizado em 6 de dezembro, com o tema “Como implementar o Programa de Garantia de Qualidade nos moldes da RDC 330”.

A apresentação foi conduzida pelo físico médico Tiago Jornada, especialista em radiodiagnóstico e supervisor de Proteção Radiológica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. 

Para contextualizar, o físico apresentou a importância das imagens médicas, que têm um papel determinante e justificado no acompanhamento de uma doença já diagnosticada e/ou tratada. Além disso, elas são utilizadas em prol da melhoria da saúde pública e de grupos populacionais. 

O impacto da qualidade no serviço da saúde vai muito além do cuidado com o paciente, pois envolve também a família e a sociedade. Um falso positivo, por exemplo, afeta não apenas quem é diagnosticado, mas quem está à sua volta e depende de estudos, que serão concentrados no erro. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de qualidade é “um alto nível de excelência profissional, o uso eficiente dos recursos, o mínimo de riscos para o paciente, um alto grau de satisfação por parte do paciente e resultados finais em saúde”.

A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 330

Em 2019, a RDC 330 substituiu a Portaria 453, de 1998, e traz normas sobre o uso de raio X e diretrizes básicas de proteção radiológica no âmbito da medicina e da odontologia:

Além das normativas acima, é exigido também os seguintes programas:

I – Programa de Garantia de Qualidade;
II – Programa de Educação Permanente, para todos os profissionais;
III – Programa de Proteção Radiológica, quando o serviço utilizar radiações ionizantes para fins diagnósticos ou intervencionistas. 

O controle de qualidade (QC), de acordo com as definições ISO, representa o nível mais básico de qualidade, e é considerado o instantâneo do desempenho das características de um produto ou serviço, a fim de verificar se está em conformidade com os requisitos previstos em lei. Para isso, é necessário estender a análise para além dos equipamentos de imagem, passando também pelo projeto das salas e perspectivas futuras, infraestrutura e procedimentos de trabalho.

Para garantir a qualidade da imagem e do exame, é preciso também estar atento ao desgaste natural, às condições de uso, de transporte, de instalação e de armazenamento, falha no PACs e ao sistema de impressão de filmes. 

Sendo assim, para conseguir implementar o Programa de Garantia de Qualidade seguindo os moldes da RDC 330 é importante contratar uma empresa para realizar os testes de controle de qualidade, de forma que todos os setores estejam bem amparados por uma equipe multidisciplinar.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!