Artigo sobre o impacto dos parâmetros de aquisição na otimização da dose e da qualidade da imagem em radiografia de pelve pediátrica

Posted on: 2021-03-11

O objetivo do artigo era apresentar dados de otimização de dose usando radiografia digital em simuladores de pelve representando crianças de 1 e 5 anos de idade, principalmente pela falta de estudos semelhantes que considerem as variações de idade e tamanho na imagem da pelve pediátrica.

Eles incluíram avaliações da qualidade da imagem e da dose de radiação nos fantomas, usando variações nos fatores de aquisição (kVp, mAs, distância fonte-detector [SDD] e filtração) para adquirir imagens de raios X da pelve AP.

A qualidade da imagem perceptiva foi avaliada usando um método de avaliação de gradação visual relativa e absoluta. As doses de radiação foram medidas colocando um dosímetro no ponto de centralização radiográfica na superfície de cada fantoma. E as análises estatísticas para determinar os parâmetros otimizados incluíram a análise dos efeitos principais.

A conclusão foi que o estudo forneceu um método para investigar o efeito combinado de vários parâmetros de aquisição, na qualidade da imagem e na dose de radiação para crianças. Para acessar o artigo completo clique aqui.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!