Os princípios fundamentais da proteção radiológica

Posted on: 2020-09-14

princípios fundamentais da proteção radiológica

Promover, por meio da educação, o diagnóstico seguro por imagens na América Latina, com ênfase na proteção radiológica, é a missão do Latin Safe. A saúde continua evoluindo, assim como a área da radiologia pois novos equipamentos e soluções surgem, mas os cuidados permanecem.

O efeito de deixar ambientes e materiais eletricamente carregados com a aplicação das radiações ionizantes pode prejudicar a saúde humana quando não utilizadas apropriadamente. Sendo assim, é muito importante se atualizar sobre o tema e saber os quatro princípios fundamentais das atividades de proteção radiológica:

JUSTIFICATIVA: seja da prática ou das exposições médicas individuais à radiação, no qual fique evidente que o benefício gerado pelo uso da radiação é maior que os danos causados por sua aplicação. Essa justificativa para exames radiológicos deve ser feita individualmente, considerando a necessidade de exposição e as características particulares de cada pessoa. 

OTIMIZAÇÃO DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: tem o objetivo de preservar a segurança e a saúde das pessoas expostas à radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação (pacientes, profissionais e o público em geral) focando em redução de dose e no número de pessoas expostas à radiação.

LIMITAÇÃO DE DOSES INDIVIDUAIS: se aplica aos profissionais expostos à radiação ionizante e ao público em geral, mas não a pacientes. Os limites são calculados em doses anuais, considerando a grandeza das doses efetiva e equivalente, e o órgão do corpo humano afetado pela radiação – confira na tabela, de acordo com a Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN NN 3.01):

PREVENÇÃO DE ACIDENTES: em locais de trabalho, com riscos considerados e analisados no projeto das instalações e dos equipamentos; além disso, nos procedimentos de trabalho que envolvam o uso de fontes de radiação ou material radioativo, visando a diminuição de possíveis ocorrências de acidentes.

*Fonte: https://www.sapralandauer.com.br/protecao-radiologica-saiba-sobre-os-principais-aspectos-normas-e-tecnologias-empregadas/principios-de-protecao-radiologica/

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!