Redução de dose nos EUA é tema de aula no RSNA 2019

Posted on: 2019-12-11

Durante o Congresso Anual de Radiologia da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), foi apresentado o “Novo relatório do Conselho Nacional de Proteção e Medições de Radiação (NCRP – sigla em inglês)”, com novidades muito interessantes, mostrando redução de dose médica de radiação nos EUA. Esta redução foi de aproximadamente 15 a 20% na população americana entre 2006 a 2016.

“Com a exceção da tomografia computadorizada, a maioria das doses de imagiologia médica estão estáveis ou diminuindo”, disse Mahadevappa Mahesh, PhD, MS, professor de radiologia e medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

O relatório de 2019 intitulado “Exposição médica à radiação em pacientes nos Estados Unidos”, publicado pelo NCRP, serve como uma atualização de 10 anos para um outro relatório realizado dos anos 1980 a 2006. O estudo atual mostra uma dramática diminuição da dose média de radiação – especificamente na medicina nuclear, que foi reduzida em mais de 50% por pessoa, principalmente devido a um número decrescente de procedimentos.

A redução substancial na dose de radiação descrita no relatório 2019 do NCRP pode ser atribuída a vários fatores: avanço tecnológico que produz melhorias de hardware e protocolos, levando a imagens de alta qualidade em doses mais baixas e aumento no uso de receptores digitais. Além disso, esforços de organizações e campanhas de redução de dose aumentaram a conscientização e compreensão da radiação médica e otimização de dose.

“Claramente, a comunidade médica pode continuar a aproveitar os benefícios dos procedimentos radiológicos para os pacientes enquanto reduz a dose”, finalizou Dr. Mahesh.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!