Tomografia computadorizada durante a gravidez

Posted on: 2022-08-22

Quando uma mulher está grávida, ela e o bebê se tornam pacientes. Dessa forma, o médico precisa determinar as necessidades médicas antes de solicitar exames e iniciar qualquer tratamento.

A tomografia computadorizada, por exemplo, pode ser solicitada em caso de sintomas que necessitam investigação antes do nascimento do bebê. Como esse exame utiliza radiação, é importante que a paciente se inteire sobre as preocupações do médico e o tipo de informação que ele busca.

A quantidade de radiação usada na TC nunca causou danos a um feto; entretanto, se a área examinada for o abdome ou a pelve, pode haver um risco muito pequeno do desenvolvimento de algum câncer quando criança. Esse risco não é comprovado cientificamente, mas o técnico responsável pelo exame diminuirá a dose sempre que for informado sobre uma gravidez.

Recado para as pacientes grávidas

Se o seu médico solicitar uma tomografia computadorizada para diagnosticar uma doença grave ou urgente, não recuse. O fator mais importante para ter um bebê saudável é garantir que você também esteja saudável – ele depende de você para ficar bem! 

Fonte: Radiology.info for patients

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!