Influência do estudo dosimétrico de diferentes mesas em tratamentos de radioterapia

Posted on: 2022-08-08

No último mês, a Revista Brasileira de Ciências de Radiação publicou um artigo intitulado “Influência do estudo dosimétrico de diferentes mesas em tratamentos de radioterapia”, realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Confira o resumo:

“A radioterapia é um procedimento recomendado, em média, para 52% dos casos de câncer como uma das formas de tratamento – portanto, é importante para a prática clínica investigar os fatores que interferem na distribuição da dose recebida pelos pacientes, como acessórios e mesa de tratamento.

Com a introdução de tratamentos com técnicas de intensidade modulada, como IMRT e VMAT, o número de incidências de campo utilizado para tratamento de pacientes aumentou, o que torna o efeito dosimétrico da mesa mais significativo nessas modalidades.

A aquisição de dados de atenuação referentes às mesas de tratamento e a avaliação dos dados de TPS se mostram como parâmetros importantes para a prática clínica, pois provam o que acontece com a entrega da dose durante o tratamento, garantindo uma melhor qualidade e segurança.

A pesquisa apresenta resultados experimentais avaliando o impacto da mesa nos tratamentos através de um estudo de perturbação na distribuição de dose de superfície, atenuação de dose de acordo com o ângulo do gantry para as mesas BrainLAB®, Exact® e iBEAM®

Em seguida, propõe melhores valores de densidade para as mesas BrainLAB® e Exact® para sua inclusão no TPS Eclipse®. Por fim, compara a diferença de dose considerando a presença, ou não, de sofá no planejamento.”

Leia o artigo completo clicando aqui.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!