Foco em Ética em Proteção Radiológica para Diagnóstico e Tratamento Médico

Posted on: 2022-07-19

O Grupo de Estudos de Proteção Radiológica deste mês foi realizado em 4 de julho, com o tema “Foco em Ética em Proteção Radiológica para Diagnóstico e Tratamento Médico”. A apresentação foi conduzida pela Dra. Kimberly Applegate, presidente do Comitê 3 (Medicina) da Comissão Internacional de Proteção Radiológica.

A apresentação foi baseada no trabalho do Task Group 109 da ICRP, que esclarece e identifica os valores éticos ao usar a radiação na medicina. Ele se baseia na Publicação 138, de 2018, que identifica os valores centrais do sistema de proteção radiológica: beneficência/não maleficência, prudência, justiça e dignidade.

Ambas as publicações reconhecem valores éticos procedimentais para implementar políticas e práticas necessárias:

  • Responsabilidade: pessoas encarregadas pelas decisões devem responder por suas ações a todos aqueles que, provavelmente, serão afetados;
  • Transparência: a franqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a vontade de comunicar de forma clara, precisa e honesta. Na área médica, é implementada, por exemplo, por meio do treinamento para trabalhadores e o consentimento informado dos pacientes;
  • Inclusão: envolvimento de todas as partes relevantes nos processos de tomada de decisão relacionadas à proteção radiológica e nas instalações médicas.

O TG109 desenvolve ainda valores procedimentais de solidariedade, empatia, honestidade, precaução e autonomia, conforme descrito abaixo, e os combina em vários cenários clínicos.

Há um método de avaliação desses valores éticos que proporciona um contexto prático, permitindo aos profissionais, pacientes e famílias considerarem a relevância das perspectivas éticas para diferentes culturas e situações. Os valores éticos são essenciais e devem ser ensinados desde a graduação e ao longo da carreira. Esses valores são aplicáveis, por exemplo, em situações em que há falta de evidências científicas sobre o uso de tecnologias de radiação na assistência ao paciente, desacordo entre paciente/família e equipe assistencial e desacordo dentro da equipe assistencial sobre os cuidados adequados.

O TG109 propôs um método de ensino usando cenários clínicos realistas, mas simplificados, onde o caso pode estar em conformidade ou não com um valor ético pareado. Não há resposta correta, mas busca-se um equilíbrio de valores para se chegar a uma solução.

A apresentação completa poderá ser assistida em breve no canal do Youtube da Sociedade Paulista de Radiologia.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!