O Potencial da Dupla Energia por TC: Conceitos e Aplicações Clínicas

Posted on: 2022-06-24

O Grupo de Estudos de Proteção Radiológica deste mês foi realizado em 6 de junho, com o tema “O Potencial da Dupla Energia por TC: Conceitos e Aplicações Clínicas”. A apresentação foi conduzida pela Biomédica Pâmela Bertolazzi, gerente clínica e científica em Tomografia Computadorizada para a América Latina da Siemens Healthineers.

A especialista explicou o que seria o princípio da dupla energia, que é a diferença de comportamento dos materiais de acordo com a energia recebida – tanto qualitativa, quanto quantitativa.

A Siemens Healthineers lançou, em 2006, o Dual Source, equipamento com dois tubos em que cada um emite um espectro de energia diferente. A partir da segunda e terceira geração, um filtro de estanho (tin filter) foi adicionado no tubo de alta energia para filtrar os fótons de baixa energia, que não contribuem para a qualidade de imagem. Além disso, ele tem melhor dose de radiação e separação espectral.

A separação espectral mostra qual é a possibilidade de desenhar determinado material e se comportar de maneira similar, independentemente da energia que receber.

A dupla energia pode ser utilizada em diversas aplicações clínicas, como diferenciação de litíase renal, Liver VNC (mapa e remoção virtual de iodo, análise de estenose hepática), Monoenergetic Plus (para realce de contraste e redução de artefatos metálicos), Direct Angio (para remoção óssea precisa), Hard Plaques (que mostra a calcificação dos vasos em mapa colorido), Gota, Edema Ósseo, entre outras.

Confira todas as análises e a conclusão realizadas por Pâmela na apresentação completa, disponibilizada em breve no YouTube da Sociedade Paulista de Radiologia.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!