Redução de Dose em Mamografia

Posted on: 2022-06-07

O Grupo de Estudos de Proteção Radiológica deste mês foi realizado em 9 de maio, com o tema “Redução de Dose em Mamografia”. A apresentação foi conduzida pelo físico Rodrigo Trevisan Massera.

A apresentação foi iniciada com o panorama da realização de mamografias e de câncer de mama no Brasil, que apresenta cerca de 66 mil casos e 18 mil óbitos. Com a detecção precoce, há um aumento de chances de cura de 30%.

Para que a doença seja detectada em estágio inicial, é necessário realizar exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética, tomossíntese da mama, tomografia computadorizada e mamografia –  esta última a mais importante.

A mamografia tem alta resolução espacial e espectro de raios X de baixa energia; entretanto, por conta da radiação, é importante que tenha estudos de risco para reduzir a dose. Como esse exame é essencial para detectar possíveis lesões, é preciso falar em otimização de dose.

Esse processo analisa a espessura, composição da mama e o tipo de lesão, conseguindo obter uma boa imagem com uma dose reduzida.

Confira todas as análises e a conclusão realizadas pelo Fís. Rodrigo na apresentação completa, disponibilizada em breve no YouTube da Sociedade Paulista de Radiologia

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!