Semana Internacional da Física Médica

Posted on: 2022-05-19

Por Renato Dimenstein
Físico especialista em Radiodiagnóstico e Supervisor de Radioproteção
Físico em Medicina Nuclear no Hospital Albert Einstein
Ex-presidente da Associação Brasileira de Física Médica

O Dia Internacional da Física Médica é comemorado em 7 de novembro, no aniversário de Maria Sklodowska-Curie, física e química polonesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Entretanto, este mês também é celebrado o Dia Nacional do Físico no Brasil, em 19 de maio, e a Semana Internacional de Física Médica – em 2022, de 9 a 13 de maio, com a realização de atividades científicas e educativas em diversos países, com a coordenação da International Organization of Medical Physics

Esta celebração é importante, pois permite discutir as interfaces da física com a Radioterapia, Medicina Nuclear e Diagnóstico por Imagens.

A atuação do físico e o progresso da área

Ao longo de mais de 50 anos, a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) tem como missão desenvolver a prática da Física em Medicina e ciências correlatas, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento, disseminando informação técnico-científica e promovendo o aprimoramento profissional dos Físicos Médicos para que os pacientes sejam atendidos com serviços de alta qualidade.

Para tanto, mantém acordos de cooperação com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Sociedade Brasileira de Radioterapia, Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, Sociedade Paulista de Radiologia e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Nos últimos anos, a ABFM vem se empenhando no sentido de apoiar ações para promover a formação de recursos humanos qualificados, com a promoção de uma consciência crítica voltada à proteção radiológica e controle de qualidade entre profissionais que utilizam equipamentos emissores de radiações ionizantes.

Dentro de sua missão institucional, a ABFM desenvolveu um programa de certificação da qualificação de especialistas em Física Médica, nas áreas de Radioterapia, Medicina Nuclear e Diagnóstico. Já foram certificados mais de 800 físicos especialistas – similar aos profissionais que atuam no Canadá e na Espanha. Ainda que o número seja inferior às demandas nacionais, é crescente a oferta de vagas de residência em Física Médica, que contribui de forma significativa para a maximização dos recursos tecnológicos e, assim, com a melhoria da saúde no Brasil.

Historicamente, as áreas de maiores demandas profissionais eram Radioterapia e Medicina Nuclear. Entretanto, é crescente a atuação dos físicos na área de Diagnóstico por Imagens em função da revolução tecnológica. Os físicos especialistas em DI atuam na avaliação de equipamentos, medidas de seguranças, programas de acreditação e de educação profissional, e, assim, transformam conhecimentos em habilidades, de acordo com o ALARA. 

Outra frente crescente de atuação é na melhoria de sequências de pulsos em Ressonância Magnética, bem como em programas de educação e segurança. Em decorrência das demandas regulatórias da ANVISA, também existem possibilidades de atuação com avaliação de equipamentos no modo B e Doppler.

Essas celebrações demonstram como a física move cada vez mais a humanidade por novos caminhos! 

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!