8 de novembro: celebração da radiologia

Posted on: 2021-11-08

Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen obteve a primeira imagem de raio x. Ele radiografou a mão da sua esposa, Bertha Roentgen, que, inclusive, usava o anel de casamento. Ao todo, o processo levou 30  minutos para ser concluído e ficou registrado como um grande feito da medicina. O médico recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta.

Foi então que ficou instaurada a comemoração do Dia Internacional da Radiologia (IDoR). Todos os anos, a celebração ganha um tema e, em 2021, é Radiologia Intervencionista: Cuidado Ativo para o Paciente.

Diante do enfrentamento dos desafios da Covid-19, é extremamente importante reconhecer o papel essencial que a imagem médica tem na medicina, não só em uma emergência como a pandemia, mas também todos os dias em diferentes áreas da assistência ao paciente – uma delas é a radiologia intervencionista, uma subespecialidade única e que cresce cada vez mais.

As importantes descobertas da radiologia

No Brasil, o cenário de começo e evolução da radiografia iniciou apenas dois anos depois da descoberta. O primeiro aparelho de radiografia chegou ao país trazido pelo médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Vale ressaltar também a descoberta da Abreugrafia pelo médico Manuel de Abreu, entre 1936 e 1937. O método era simples e objetivo para realizar radiografia do tórax (vários cortes simultâneos) e ficou conhecido mundialmente.

O físico inglês Godfrey Hounsfield inventou a tomografia computadorizada, na década de 1970, na empresa Electric & Musical Industries (EMI), que pertencia ao grupo de rock The Beatles. Ele também recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, em 1979. Já na década de 1980, chegou a vez do magnetismo com a descoberta da ressonância nuclear magnética, pelos cientistas Paul Lauterbur, dos Estados Unidos, e Peter Mansfield, do Reino Unido. A técnica lhes rendeu o Prêmio Nobel de Medicina de 2003.

Durante a história da evolução da área, a mamografia apresentou a sua versão digital, que utiliza o mesmo princípio da tomografia computadorizada. Assim, esta data nos permite recordar a descoberta de tantos métodos diagnósticos, técnicas e equipamentos, que são essenciais para a saúde. Com isso, a importância do profissional da área é ressaltada, a partir da aplicação bem-sucedida e a correta interpretação de imagens.

No Brasil, com a relevância e o destaque da Radiologia, em 2015, foi instaurada a Lei 13118/2015, cujo projeto foi de autoria do então Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva. Assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff e o então ministro da Saúde Arthur Chioro, foi certificada a data 8 de novembro como o Dia do Técnico e do Médico Radiologista em todo território nacional brasileiro.

Obrigado, radiologia. Parabéns, radiologistas!

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!