Monitores médicos, telerradiologia e covid-19: como se correlacionam?

Posted on: 2021-03-18

A relação entre monitores médicos, telerradiologia e covid-19 foi uma questão que impulsionou a apresentação da Física Rosangela Jakubiak para a aula do Grupo de Estudos de Proteção Radiológica da SPR, realizada em 1º de março.

A aula foi focada em controle de qualidade e dividida entre:

  • Imagem médica;
  • Monitores de laudo – classificação, requisitos técnicos mínimos, legislação nacional, como estruturar um serviço de laudo customizado e de telerradiologia.

Rosangela apresentou a escala de visibilidade de contraste, mostrando que a sensibilidade define a maior parte dos diagnósticos, sendo que o olho humano (sistema visual) limita essa visão. Destacou, ainda, que a escala é a característica mais importante, pois não basta que o exame tenha resolução, ele também precisa estar calibrado.

Questões como o significado da conformidade, exames de imagem e controle da Covid também foram abordadas, afinal outras doenças não deixaram de acontecer e os exames ajudam no diagnóstico e monitoramento de tratamentos, mesmo durante a pandemia.

Por fim, ela reforçou que é importante cumprir os requisitos da legislação para trabalhar em segurança, mesmo que de maneira remota, e apresentou as instruções normativas para tal  (RDC 330/12/2019).

Assista à aula completa:

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!