Efeitos Biológicos e a Radioproteção

Posted on: 2021-01-05

Efeitos biológicos e a radioproteção” foi o tema do último Grupo de Estudos de Proteção Radiológica do Latin Safe de 2020, organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), foi conduzido pelo Dr. Claudio Mesquita em 7 de dezembro.

Dr. Claudio começou resgatando a história da radiografia, mencionando que este primeiro exame de imagem, em 1895, foi considerado um dos 10 maiores avanços tecnológicos da humanidade. A radiografia, inclusive, está exposta na Pinacoteca de Berlim, símbolo do avanço científico e tecnológico do fim do século XIX – fruto da descoberta de Wilhelm Conrad Roentgen, o raio x é da mão de sua esposa, Bertha Roentgen.

O especialista citou também Marie Curie (ganhadora de 2 prêmios Nobel), responsável pela descoberta da radioatividade, em 1898, ao lado de seu marido; e ainda falou de Becquerel Burn que, após descobertas da radioatividade, sofreu queimaduras na pele ao carregar tubos de rádio no bolso da calça, em abril de 1901.

A aula foi bastante rica e citou inúmeros pontos muito importantes para a história da radiologia, enfatizando, por exemplo, a importância em educar os jovens com relação à radioproteção, indicação do exame para quem precisa e quem faz saber, entre outros.

Assista à aula completa em (em português):

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!