Gerenciamento da dose para o paciente em radiologia digital

Posted on: 2020-04-30

Hoje, trazemos o PDF da publicação do ICRP 93 sobre gerenciamento da dose para o paciente em radiologia digital, traduzida para o espanhol pela Sociedade Argentina de Radioproteção.

Em resumo, o material afirma:

  • Na radiologia digital, a dose mais alta para o paciente, geralmente, significa melhor qualidade de imagem, portanto, pode haver uma tendência a dar ao paciente doses mais altas do que o necessário. 
  • Práticas diferentes de testes de imagem diferentes requerem níveis diferentes de qualidade de imagem e devem ser evitadas doses que não tenham benefício adicional para fins clínicos. 
  • A qualidade da imagem pode ser comprometida por níveis inadequados de compressão de dados e/ou técnicas de pós-processamento. Todos esses novos desafios devem fazer parte do processo de otimização e devem ser incluídos nos protocolos técnicos e clínicos. 
  • Os níveis de referência de diagnóstico local devem ser reavaliados para geração de imagens digitais e os parâmetros de dose do paciente devem ser exibidos no console do operador. Quando técnicas digitais são introduzidas, auditorias frequentes das doses dos pacientes devem ser realizadas. 

Acesse o material completo em: ICRP 93.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!