Avental de chumbo na sala de raio x é mesmo necessário?

Posted on: 2020-02-20

O uso do avental de chumbo na sala de raio x é bastante comum. Entretanto, apesar das décadas de uso, será que ele é mesmo necessário? O The New York Times publicou, em janeiro, uma matéria explicando como organizações estão tentando acabar com essa prática.

Todos que sabem como funciona um exame de raio x já ficam preparados para o avental de chumbo; entretanto, um novo pensamento surgiu e radiologistas e físicos médicos dentro de alguns hospitais estão acabando com esse “ritual” durante os exames de imagem. A atitude deve-se a declarações de grupos médicos e científicos de destaque que disseram que a medida de bem-estar pode prejudicar a qualidade dos testes de diagnósticos e, até mesmo, aumentar inadvertidamente a exposição à radiação de um paciente.

O medo da radiação não é de hoje e já está enraizado na psique coletiva, ou seja, a notícia causa surpresa nas pessoas. Em abril, a associação de físicos dos EUA recomendou a descontinuação da prática de rotina e foi apoiada pelo American College of Radiology e Image Gently Alliance. Nesse mesmo período, a Food and Drug Administration propôs a remoção do código federal de uma recomendação da década de 1970 para o uso da blindagem.

A partir de agora, são aguardadas orientações aos órgãos reguladores, principalmente vindas do Conselho Nacional de Proteção e Medições de Radiação (dos EUA) e uma declaração de apoio à interrupção da proteção do paciente.

A proteção de profissionais da saúde que trabalham nas áreas de exames de imagem permanecem, para que tenham segurança no trabalho. Para acessar a notícia completa, clique aqui.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!