Ressonância Magnética pode ajudar na avaliação do câncer de próstata

Posted on: 2019-11-26

A Radiologia pode ajudar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata. O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que divulga a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Por isso, a iniciativa Latin Safe resolveu falar sobre o assunto.

A neoplasia de próstata era habitualmente avaliada de forma clínica, através do toque retal, associada a um exame laboratorial, o PSA, para definir quais pacientes teriam uma suspeita aumentada desta neoplasia. Uma vez que o paciente apresentasse toque alterado e/ou aumento do PSA, ele era direcionado para uma biópsia randômica da próstata, ou seja, era feita aleatoriamente na próstata, sem um alvo definido.

Nos últimos anos, a RM multiparamétrica da próstata vem ganhando força como um exame auxiliar para pacientes com suspeita de neoplasia de próstata, no intuito de definir melhor quem seria mais beneficiado pela biópsia. Atualmente, pacientes com toque alterado e/ou aumento do PSA são direcionados para uma RM dedicada de próstata, sem uso de radiação ou bobina endorretal e, somente se houver uma área suspeita, estes serão destinados a uma biópsia, focando a região de interesse. Este procedimento já foi bastante validado, sendo atualmente referendado por diretrizes das sociedades de urologia norte-americana e europeia.

Estima-se que esta abordagem permita que até 20-40% dos pacientes possam dispensar a biópsia num primeiro momento.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!