O Congresso Brasileiro de Física Médica e os 50 anos da ABFM

Posted on: 2019-09-19

Por Paulo Roberto Costa, Alessandra Tomal e Homero Lavieri Martins

O XXIV Congresso Brasileiro de Física Médica e outros eventos satélite ocorreram entre 18 e 24 de agosto de 2019. Essa intensa semana começou com o lançamento dos Cursos Marília Teixeira da Cruz, ocorrido no Quintal da Bela, que foi a residência da professora Marília. O nome foi especialmente escolhido para homenagear essa professora que influenciou diversas gerações de Físicos Médicos no Brasil. O 1º Curso Marília Teixeira da Cruz ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto nas dependências do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com cursos nas áreas de Física da Radioterapia e em Tomografia Computadorizada e Imagens da Mama. Além de diversos professores nacionais, os cursos contaram com a presença dos palestrantes Cynthia McCollough e Luis Fong de los Santos, da Mayo Clinic nos Estados Unidos e Ioannis Sechopoulos, da Radboud University, na Holanda. Mais de 120 profissionais de Física Médica, residentes e estudantes de pós-graduação participaram dos cursos.

O dia 21 de agosto foi dedicado à realização de um importante Workshop sobre Ensino em Física Médica, realizado nas dependências da Escola Politécnica da USP em Santos, reuniu professores, coordenadores de cursos de graduação, pós-graduação e residências e estudantes para discutir estratégias para a melhoria da formação desses profissionais no Brasil. O espaço foi dedicado à apresentação de experiências nas diferentes áreas de formação de Físicos Médicos e ao debate de ideias. 

A abertura do CBFM2019 ocorreu na noite do dia 21 de agosto, trazendo experiências fora das áreas tradicionais da Física ou da Física Médica, com abordagens mais gerais sobre as experiências de liderança de mulheres na Física Médica e os desafios de compartilhar a administração familiar com a competitividade no ambiente acadêmico. Para isso, o evento contou com os depoimentos da profa. Cynthia McCollough, da Mayo Clinic e presidente da Associação Americana de Físicos em Medicina (AAPM), e da profa. Fernanda Staniscuaski, do Parents in Science. A programação da abertura contou, ainda, com depoimentos de autoridades e com a apresentação de uma camerata de violões do Projeto Guri.

A etapa principal do Congresso ocorreu entre 22 e 24 de agosto, com a participação de mais de 600 congressistas, 15 palestrantes internacionais e 15 nacionais, todos de grande projeção científica, acadêmica e profissional. Logo na entrada da feira comercial, no Mendes Convention Center, os congressistas encontravam uma enorme “linha do tempo” com fotos que ajudavam a contar a história da Física Médica brasileira desde a fundação da ABFM. Nesse grande cartaz, os congressistas podiam escrever suas próprias histórias e registrar o momento histórico da comemoração dos 50 anos da ABFM. As manhãs do evento foram dedicadas a minicursos nas áreas de Radioterapia, Radiologia e Medicina Nuclear, com participação de profissionais e estudantes de Física Médica. Durante esses dias foram apresentadas 23 palestras, 8 mesas redondas e 6 eventos patrocinados por expositores. As apresentações científicas contaram com 42 apresentações orais e 146 pôsteres distribuídos nas diversas áreas de conhecimento da Física Médica. Além disso tudo, uma feira comercial com 13 empresas fornecedoras de equipamentos e serviços que apresentaram seus produtos aos congressistas.

Os finais dos dias 22 e 23 foram coroados com sessões especiais, comemorativas dos 50 anos da Associação Brasileira de Física Médica. Nessas sessões foram realizadas homenagens aos fundadores a ABFM e foram apresentados filmes que contaram a trajetória desta Associação desde sua fundação, em 1969, até os dias de hoje. Foram momentos de grande emoção e, ao mesmo tempo, divertidos, com histórias contadas por personagens importantes da construção da Física Médica nacional e uma gincana com estudantes.

Diversas outras atividades agitaram o CBFM2019, como um torneio de vôlei de praia, nas manhãs do evento, o Prêmio “Laura Furnari” de fotografia, uma sala com jogos de tabuleiro, e diversas atividades organizadas pelos expositores na feira comercial. Para os papais e mamães, foi oferecido um serviço de babycare. Por fim, uma grande festa encerrou a sexta-feira com muita alegria para comemorar os 50 anos da ABFM. Tudo isso num ambiente muito festivo, alegre e descontraído. 

O programa do evento continua disponível em www.cbfm.net.br e fotos ilustrando a atmosfera do evento podem ser encontradas em facebook.com/cbfm2019.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!