Artigo Entendendo, justificando e otimizando a exposição à radiação para imagens de TC em nefrourologia

Posted on: 2019-09-17

Trazemos a seguir o resumo e pontos chave do artigo “Entendendo, justificando e otimizando a exposição à radiação para imagens de TC em nefrourologia”, assinado porAndrea Ferrero, Naoki Takahashi, Terri J. Vrtiska, Amy E. Krambeck, John C. Lieske e Cynthia H. McCollough. Confira: 

Resumo

Estima-se que entre 4 e 5 milhões de tomografias são realizadas nos EUA todos os anos para investigar doenças nefrourológicas, como cálculos urinários e massas renais. Apesar dos benefícios clínicos da imagem por tomografia computadorizada, permanecem preocupações quanto aos riscos potenciais associados à exposição à radiação ionizante. Para avaliar o risco potencial de efeitos biológicos nocivos da exposição relacionados à radiação ionizante, é essencial compreender os mecanismos pelos quais os mesmos ocorrem, considerando os danos e reparos nos tecidos. 

Embora o nível de radiação e o risco de câncer sigam uma associação linear em altas doses, nenhuma relação forte é aparente identificada em doses abaixo de 100 mSv, as mesmas habitualmente usadas na imagem diagnóstica. Além disso, o pequeno aumento teórico no risco de incidência de câncer deve ser considerado no contexto do benefício clínico derivado de uma TC clinicamente indicada e da probabilidade de ocorrência de câncer na população em geral. 

A eliminação de imagens desnecessárias é o método mais importante para reduzir a radiação relacionada à imagem; no entanto, os aspectos técnicos das imagens com justificativa médica também devem ser otimizados, de modo que as informações de diagnóstico necessárias sejam retidas, minimizando a dose de radiação. 

Apesar de extensos trabalhos, faltam evidências concretas demonstrando o risco nitidamente aumentado de neoplasia associado a doses de radiação abaixo de ~ 100 mSv; no entanto, as preocupações com a radiação ionizante nas imagens médicas permanecem e podem afetar o atendimento ao paciente. No geral, os princípios de justificação e otimização devem permanecer como a base da tomada de decisões clínicas em relação ao uso da radiação ionizante na medicina.

Pontos-chave

• As tomografias computadorizadas são comumente realizadas em nefrourologia, para indicações, incluindo cálculos e massas renais.

• Preocupações foram levantadas com relação aos potenciais efeitos nocivos da exposição à radiação associados às tomografias computadorizadas; no entanto, como a dose habitualmente derivada do método é <~ 100mSv, nenhum efeito nocivo inequívoco foi demonstrado.

• Mesmo considerando o risco potencial muito baixo de malignidade, esse risco deve ser considerado dentro do contexto de benefício clínico evidente na realização do exame, sendo que a eliminação destes exames de TC desnecessários é o primeiro passo para gerenciar o risco.

• A otimização da técnica de varredura é essencial, para que as informações clínicas necessárias possam ser coletadas com a minimização da dose de radiação.

Para alugar ou comprar o artigo, em inglês, clique aqui.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!