Fórum no Brasil traz proteção radiológica como tema central

Posted on: 2019-07-11

O primeiro Fórum de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil foi realizado em 5 de julho e teve como tema proteção radiológica; a expectativa é que se torne um evento anual. O CFM teve a parceria do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) na organização.

A abertura do fórum contou com Jecé Freitas Brandão (2º vice-presidente do CFM); conselheiro federal Dr. Aldemir Humberto Soares (coordenador da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem do CFM); Dr. Alair Augusto Sarmet (presidente do CBR) e, por videoconferência, Maria Perez (autoridade em proteção radiológica na Organização Mundial da Saúde – OMS). 

Maria Perez falou sobre a importância do cuidado radiológico e sobre a preocupação da OMS com os desafios da preservação de pacientes e profissionais que atuam em radiologia quanto à radiação emitida nos exames. E a preocupação com a saúde dos profissionais da radiologia foi tema levantado pelo Dr. Aldemir Soares.

Duas mesas redondas fizeram parte do evento no período da manhã. A primeira sobre justificação e otimização no contexto da “Bonn Call for Action” e a segunda sobre as iniciativas que visam a educação dos profissionais, dos pacientes e população em geral sobre a aplicação da radiação ionizante em exames de imagem.

Demandas, regulação e perspectivas também foram pautas de discussão. Ao fim das apresentações, os participantes puderam questionar sobre a atuação do profissionais, a necessidade de campanhas educacionais destinadas a médicos e pacientes e a inclusão de aulas de proteção radiológica nos cursos de medicina. 

Para saber mais, acesse o site do CFM

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!