Mais de meio milhão de mortes por câncer de mama são evitadas nos EUA

Posted on: 2019-02-22

De acordo notícia de 11 de fevereiro do site Science Daily, mais de meio milhão de mortes por câncer de mama foram evitadas ao longo de três décadas nos Estados Unidos, graças à mamografia.

Segundo a matéria, “as estimativas mais recentes dos EUA indicam que, desde 1989, centenas de milhares de vidas de mulheres foram salvas pela mamografia e melhorias no tratamento do câncer de mama”. Publicada online na CANCER, uma revista peer-reviewed da American Cancer Society, a pesquisa mostra resultados que apontam para o progresso feito na detecção precoce e gestão do câncer de mama.

A mamografia de rastreamento para a detecção do câncer de mama tornou-se amplamente disponível em meados da década de 1980, e várias terapias eficazes foram desenvolvidas desde então. Para estimar o número de mortes por câncer de mama evitadas desde 1989, devido aos efeitos coletivos da mamografia e melhor tratamento, R. Edward Hendrick, PhD, da Universidade do Colorado School of Medicine, Jay Baker, MD, da Duke University Medical Center e Mark Helvie, MD, do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, analisaram dados de mortalidade por câncer de mama e dados de população feminina de mulheres dos EUA entre 40 e 84 anos nas últimas três décadas.

As mortes cumulativas por câncer de mama evitadas de 1990 a 2015 variaram de mais de 305.000 mulheres a mais de 483.000 mulheres, dependendo das diferentes hipóteses de mortalidade. Ao extrapolar os resultados para 2018, as mortes cumulativas por câncer de mama evitadas desde 1989 variaram de 384.000 a 614.500. Ao considerar apenas 2018, foram estimadas 27.083 a 45.726 mortes por câncer de mama. Os pesquisadores calcularam que a mamografia e o tratamento melhorado diminuíram a taxa esperada de mortalidade por câncer de mama em 2018 em 45,3 a 58,3%.

A matéria conta ainda com um depoimento do Dr. Edward Hendrick, no qual ele comenta sobre a atenção da mídia a alguns riscos da mamografia, o que acaba tirando o foco do aspecto mais importante do exame que é encontrar e tratar o câncer de mama de maneira precoce, salvando a vida de milhares de mulheres. Ele também observou que apenas cerca de metade das mulheres norte-americanas com mais de 40 anos fazem o exame regularmente, o que dificulta o diagnóstico precoce. Entretanto, sua expectativa é otimista, visando os avanços científicos que reduzirão ainda mais as mortes.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!