Eventos de 2019 são foco do Grupo de Estudos de Proteção Radiológica de fevereiro

Posted on: 2019-02-08

Em 6 de fevereiro, Dr. Hilton Muniz Leão Filho, presidente do Latin Safe, conduziu a primeira reunião de 2019 do Grupo de Estudos de Proteção Radiológica da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR). O encontro contou com a presença do físico médico Dr. Renato Dimenstein e foi transmitida em tempo real pela Internet, com a participação de mais de 10 profissionais das áreas de radiologia e física.

Ao abrir a sessão, Dr. Hilton mencionou o Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2019), que se aproxima, e contará com a exposição de trabalhos latino-americanos sobre vários aspectos de radioproteção, focando em múltiplas iniciativas globais, com pôsteres totalmente focados no tema, fortalecendo ainda mais a bandeira do Latin Safe! Anote:

  • O que: Congresso Europeu de Radiologia 2019
  • Quando: de 27 de fevereiro a 3 de março
  • Onde: Viena (Áustria)

 

 

Latin Safe

 

Em maio, o Latin Safe estará presente na 49a Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019), organizada pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR). Apoiadora da iniciativa Latin Safe, a SPR ofereceu um estande para que o Latin Safe possa expor os trabalhos recentes e também possa divulgar suas atividades a mais médicos, buscando mais envolvimento da comunidade na América Latina.

  • O que: 49a Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019)
  • Quando: de 2 a 5 de maio
  • Onde: Transamerica Expo Center – São Paulo (Brasil)

 

Evento da área de radiologia e física, bastante comentado pelo Dr. Hilton, foi o Congresso Brasileiro de Física Médica (CBFM) realizado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM). O evento, que está em sua 24ª edição, é dividido em duas etapas: os cursos pré-congresso, na sede do InRad HCFMUSP (SP), e o congresso em si, no Mendes Convention Center (Santos) – ambos possuem inscrições distintas. Dr. Hilton estará presente nas duas partes do evento.

Conforme ressaltado pela Dra. Thamiris Reina, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, para se inscrever é preciso acessar o site e verificar todas as informações disponíveis. Como as vagas são limitadas, é preciso se antecipar assim que as inscrições estiverem abertas. O evento desse ano comemora ainda os 50 anos da ABFM!

  • O que: Congresso Brasileiro de Física Médica 2019
  • Quando: Pré-Congresso de 19 a 20 de agosto | Congresso de 21 a 24 de agosto
  • Onde: Pré-Congresso – SP | Congresso – Santos

 

Por fim, Dr. Hilton citou o 24th International Conference on Medical Physics 2019, evento chileno de Física Médica que acontecerá em setembro. Ele falou da importância do evento e do quanto gostaria de estar presente e recomendou para todos aqueles que tenham a oportunidade, que compareçam, pois é um evento excelente.

  • O que: 24th International Conference on Medical Physics 2019
  • Quando: de 8 a 11 de setembro
  • Onde: Intercontinental Santiago Hotel – Santiago (Chile)

 

Ainda falando sobre os eventos que ocorrerão ao longo do ano, foi citado o Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem 2019 (CBR19), em outubro, no Ceará. Dr. Hilton comentou sobre a importância da maior participação de físicos médicos no evento.

  • O que: Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem 2019
  • Quando: de 10 a 12 de outubro
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza/CE

 

Interação entre radiologistas e físicos

Retomando a importância da interação entre médicos e físicos, Dr. Hilton comentou sobre como os dois profissionais se complementam e em como o processo radiológico pode obter melhores resultados quando ambos trabalham juntos. Citou, inclusive, a Dra. Cynthia H. McCollough, presidente da Associação Americana de Física em Medicina (AAPM).

Dra. Thamiris complementou sua fala, explicando como conseguiu essa interação no hospital em que trabalha e ressaltou que os radiologistas precisam compreender o papel do físico no hospital para que cheguem a um consenso de linguagem melhorando a realização do protocolo hospitalar.

Houve também a participação da Dra. Monica Oliveira Bernardo, da Unimed de Sorocaba, que inscreveu trabalho na JPR 2019, em São Paulo, e sobre ele discorreu:

Implantação de Campanha Choosing Wisely na Indicação de Exames Radiológicos no Setor de Emergência de Hospital Privado

Estudo retro e prospectivo com intervenção educacional no setor emergencial de hospital privado; 140 mil usuários; 8500 atendimentos clínicos mensais; 6500 pediátricos. Serão utilizados protocolos propostos pela campanha internacional Choosing Wisely, que preconiza o diálogo entre médicos e pacientes, orientando escolher a conduta mais adequada, baseada em evidências, sem duplicidade de exames ou procedimentos já realizados, sem danos ao paciente e realmente necessária.

A iniciativa Choosing Wisely tem crescido ao redor do mundo, desde seu lançamento, em 2012. A campanha internacional visa o combate à superutilização de recursos médicos e conta com diversas recomendações.

Foram abordados, ainda, aplicativos que poderiam ajudar a equipe médica na questão da diminuição da dose em exames realizados e a criação de uma comissão de Radioproteção do CBR em parceria com o Latin Safe, coordenado pelo Dr. Alair.

Por fim, Dr. Dimenstein fez um apelo a todos que acompanham o Latin Safe, para reunir mais conteúdos e materiais que possam ajudar médicos radiologistas e físicos a entender cada vez mais sobre o controle de radiação, além de informar os pacientes. Todos que possam contribuir estão convidados a fazê-lo; o Latin Safe é uma plataforma aberta e colaborativa. Podem ser enviadas resenhas de literatura pertinente, pequenos vídeos (mesmo que caseiros), artigos, etc. – sempre pelo email latinsafe@latinsafe.org.

O próximo encontro será realizado em 20 de março; em breve, divulgaremos o link para acompanhar a reunião virtualmente.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!