Radiologistas e físicos expõem iniciativas de sucesso no Brasil

Posted on: 2018-12-10

Em 5 de dezembro, a Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) apresentou a última reunião do ano de seu Grupo de Estudos de Proteção Radiológica, conduzida pelo Dr. Hilton Muniz Leão Filho, presidente do Latin Safe. Os encontros serão retomados em 6 de fevereiro, às 17h30 (horário de Brasília).

O evento contou com a participação de mais de 20 profissionais da área de radiologia e física médica, tanto pessoalmente quanto online, já que a reunião é transmitida em tempo real.

Diversos participantes comemoraram o fato de terem tido seus trabalhos sobre dose correta aprovados para exposição no Congresso Europeu de Radiologia, por meio da iniciativa EuroSafe. Em breve, divulgaremos detalhes sobre esses estudos.

Dr. Hilton, que esteve no Congresso Anual da RSNA, falou sobre as atividades no evento – houve uma reunião de todas as iniciativas do mundo com a Sociedade Internacional de Radiologia (ISR); também participaram entidades relacionadas à saúde, grupos de ultrassonografia e energia atômica. “Falamos sobre as dificuldades, sobre o quanto estamos tentando aumentar a abrangência do Latin Safe. Mostrei alguns pedidos de exames do Brasil sem justificativa, e os profissionais estrangeiros ficaram impressionados ao saber que são aprovados, que nossos exames podem ser feitos sem a necessidade do mesmo na requisição”, afirmou.

Ele também comentou que houve diversas palestras sobre radiação ionizante: “Um grupo mostrou o perigo de haver perda diagnóstica com o uso da reconstrução interativa. Eu já tinha notado que, por vezes, a qualidade da imagem não é tão boa, mas não havia mensurado qualitativamente isso. É preciso nos alertarmos para o tema”, disse. Ainda, disse que a ultrassonografia foi muito abordada, especialmente no âmbito pediátrico – “quando a criança precisa de TC ou de US?”.

Ele apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre – veja o caso de sucesso aqui – e pela Unimed de Sorocaba, como iniciativas interessantes para aprimorar o princípio da justificativa.

 

Redução de exames desnecessários em projeto-piloto em Sorocaba com extensão nacional

Latin SafeMonica Oliveira Bernardo, da Unimed, contou durante a reunião que, de 2011 a 2014, foi iniciado um projeto de mestrado (piloto) no hospital de Sorocaba. “Implantamos o Image Gently e seus princípios; em cerca de 12 meses, mudamos a cultura da equipe de técnicos – fazíamos atividades semanais com eles e eu ia periodicamente na Emergência, difundindo os princípios do Image Gently. Levamos a preocupação de fazer exame com a menor dose, extensão, indicações, e isso foi se estendendo a outros exames. Reduzimos o número de exames desnecessários na Emergência, e depois para todos os exames de raios x para crianças de zero a 12 anos”, comemorou.

Em seguida, através do apoio da operadora Nacional, no final de 2015 até o momento, com ciência e participação do CBR representado pelo Dr. Alair Augusto Sarmet Santos, foram preparadas pessoas em outras unidades para transmitir as informações. Conseguiram expandir a iniciativa para 25 unidades no Brasil todo – na época, reduziu em 50% a TC de crânio e, hoje, estão padronizados de acordo com as orientações europeias e também o PADI, programa de acreditação do Colégio Brasileiro de Radiologia. “Porém, há ainda muito trabalho a ser desenvolvido com a questão de dose, inclusive com radiologistas”, reconhece. “Na Faculdade de Medicina da PUC SP, fizemos uma plataforma de ensino que está se expandindo para os alunos do primeiro ao sexto ano e os residentes do hospital de Ensino“, completou.

Monica contou, também, que agora no Hospital Privado em Sorocaba está com novo projeto desde junho 2018 com apoio da diretoria clinica, trabalhando com a indicação das dez causas mais frequentes de solicitação de exame adulto e infantil, seguindo a Campanha Choosing Wisely e, com isso, já conseguiram reduzir em 16% a indicação de exames, usando filtro com justificativas e protocolos.

 

HC: menos dose sem perda de diagnóstico

Denise Nersissian, do Hospital das Clínicas de São Paulo, também informou sobre um projeto da agência internacional do qual seu grupo participa. “São sete países participando, com levantamento de doses de TC, radiografia e fluoroscopia; não estamos na unidade mais representativa da instituição, pois o Instituto de Radiologia (InRad) ainda não tem tantos pacientes infantis, mas talvez consigamos levar o projeto para o Instituto da Criança. Fizemos a primeira proposta de otimização; na TC, propondo e realizando otimização da dose e treinamos os técnicos para usar os novos protocolos”, contou.

Na questão da qualidade, ela explica que, apesar da redução da dose tornar a imagem um pouco mais ruidosa, a equipe não recebeu nenhuma reclamação direta de perda de qualidade pelos radiologistas em geral. “A região de tórax tinha alguns procedimentos com doses ajustadas para protocolos para adultos em pacientes pediátricos”, enfatizou.

Conseguiram, assim, reduzir a dose, em CTDI, pela metade em crianças de 5 a 10 anos, e em 63% em crianças de 0 a 5 anos, e sem perda de diagnóstico.

 

EPI em gestantes

Marcel Zago Botelho, diretor da área de radiologia diagnóstica da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), contou que participou recentemente de evento sobre diretrizes de planejamento estratégico, e que foi possível levantar fortemente a bandeira de que o médico radiologista é o supervisor da produção radiológica nas instituições, principalmente nas de pequeno e médio porte. Ele aguarda, porém, resposta da agência sobre essas indicações.

Também, perguntou se há trabalhos feitos sobre equipamentos de proteção individual (EPI) em pacientes, especificamente gestantes. “O tema é bem polêmico, e a gente vê uso de protetores na radiologia odontológica. O questionamento público é imenso – é uma excelente maneira de disseminação com ações básicas”, disse.

Finalmente, ele propôs a criação do Latin Safe Day, seguindo exemplos do exterior, para que as práticas de dose correta sejam mais bem disseminadas aqui não apenas entre médicos e físicos, mas também entre pacientes.

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!